Humor Nota 10!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Humor Nota 10!

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

História do Tênis

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1História do Tênis Empty História do Tênis Dom Set 30, 2012 6:46 pm

Conrado

Conrado
Administrador
Administrador

Os jogos de bola e raquete descendem do jeu de paume (jogo de péla), disputado na França a partir do século XII. Em princípio, o paume era jogado com mão coberta por uma luva ou por correias de couro, e, mais tarde, com uma espécie de pá, chamada battoir. Só no final do século XVI começou-se a usar a raquete. O termo inglês tennis procederia da palavra francesa tenez, "pega!", que os jogadores gritam para o adversário ao lançar a bola.
O tênis moderno é criação do britânico Walter C. Wingfield, que em 1873 publicou o primeiro livro de regras do esporte e lhe deu o nome grego de sphairistike. Tempos depois, o jogo passou a chamar-se lawn-tennis (tênis na grama), por ser disputado sobre terrenos gramados. Em poucos anos, o novo esporte difundiu-se pelos países anglo-saxões e mais tarde por todo o mundo. O primeiro torneio mundial, organizado pelo All-England Croquet Club, foi disputado em Wimbledon, em 1877.
De 1896 a 1924, o esporte fez parte da programação dos Jogos Olímpicos. Desde 1900 já se disputava a Copa Davis, que equivale a um campeonato mundial de equipes, representantes de regiões geográficas. Em 1912, criou-se a Federação Internacional de Lawn-Tennis, depois chamada Federação Internacional de Tênis (FIT). Em 1950, o profissionalismo se implantou oficialmente no tênis, quando um movimento liderado por Jack Kramer conseguiu fundar a Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). A organização mostrou sua força política em 1973, quando a maioria de seus membros decidiu boicotar o torneio de Wimbledon, em represália à punição sofrida pelo iugoslavo Nikki Pilic, que se recusara a disputar a Copa Davis por seu país. Após a formação da ATP, criou-se a Associação Internacional de Tênis Feminino (WITA).
Em 1968 a FIT aprovou a realização dos chamados "torneios abertos", dos quais podem participar tenistas amadores e profissionais. Entre eles, destacam-se, além da Copa Davis e do torneio de Wimbledon, o aberto da Austrália, o dos Estados Unidos (Forest Hills) e o da França (Roland Garros). À medida que a televisão foi ganhando importância como impulsionadora do tênis, desenvolveu-se uma nova classe de tenistas, que inclui o romeno Ilie Nastase, o americano Jimmy Connors, o sueco Björn Borg (que, pela primeira vez na história do tênis, venceu em Wimbledon cinco vezes consecutivas), o americano John McEnroe e o alemão Boris Becker, o mais jovem vencedor de Wimbledon (com 17 anos). Entre as mulheres, destacaram-se Martina Navratilova, Hana Mandlikova, Steffi Graf, Chris Evert, Monica Seles e Billie Jean King.

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos